terça-feira, 11 de março de 2008

O LABIRINTO

O Labirinto da Educação Física a dúvida dela, por onde começar será que é a mesma coisa que ginástica?
Na idade antiga para os gregos a Educação Física ideal, simbolizava a Ginástica (a arte de desenvolver o corpo nu) compreendia todos os exercícios físicos. A ginástica teve uma relação com abordagem medica há muito tempo, haja a vista a definição que Platão lhe destinara “a Ginástica tem por objetivo regular a assimilação e a desassimilação e obter a simetria a filosofia da vida orgânica da qual dependem a saúde, a força e outros bens físicos”.
A partir do século XIX foi-se firmando o conceito de Ginástica como sendo atividade física que, artificial e intencionalmente, provocaria modificações anatômicas e fisiológicas no corpo.
Encarada a Educação Física essencialmente sob o seu aspecto biológico o professor fica reduzido simplesmente a Educador do Físico.
Medicina x Educação Física; Médicos x Professores estão interligados e associados. A Medicina arte de curar e a Educação Física? De que modo compartilhar as duas, a pratica da corrida de rua, exacerbou a questão. Quem é responsável pelo que? Mas, liberada a pessoa para o treinamento e não sendo doente, o assunto torna-se fundamentalmente do professor.
Educação é também cultura? Os gestos esportivos envolvem tal domínio do tempo e do espaço que se equiparem aos “mais belos espetáculos de dança, as mais belas cadência da linguagem, os mais belos ritmos arquitetônicos e esculturais, ou os mais belos jogos de cores e de luz”.
Por mais que a manifestação visualizável da Educação Física esteja no corpo, a sua pratica não pode ser analisada apenas pela evidencia corporal. Consciente ou não, o professor de Educação Física está atendendo o todo ser. A ação é sobre o homem completo, o organismo total.
Mestre, hoje é física ou bola? Pergunta que leva-nos a uma serie de reflexões, estudantes entenderam que Física trata de aula de ginástica. Seguramente, o jogo traduz a mais autêntica manifestação do ser humano. Apenas de na ficar restrito ao âmbito da Educação Física.
Uma atividade de lazer cuja predominância é o esforço Físico, participando simultaneamente do jogo e do trabalho, praticado de maneira competitiva, comportando regulamentos e instituições especificam e suscetível de transformar-se em atividade profissional.
Desde a antiguidade Clássica muitos pensadores consideram a Ginástica uma Ciência (Conhecimentos sobre um certo objeto).Educação Física conhecimento sobre a Ginástica.
Exatamente a partir da concepção do que seja Educação Física, podemos considerá-la com Ciência, vários autores citaram-na como: Ciência dos Exercícios Físicos ou Ciência Esportiva.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Tarcisio,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Tal como no primeiro resumo, você não apresenta o texto, você o inicia como se fosse uma temática sua. Dessa forma, você acabou por não cumprir com os dois primeiros critérios.
Para tanto, irei sugerir a forma para iniciar o resumo:
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
Referente ao terceiro critério, você se estende demais. Por exemplo, quando expõe o conteúdo do texto sobre ginástica, mas especificamente a grega, acaba abordando detalhes desnecessários, tal como, dizer que para os gregos a ginástica é conceituada como “a arte de desenvolver o corpo nu”. Para um resumo, bastava você falar que o autor inicia suas reflexões retomando a ginástica grega de caráter médico que visava a assimilação e desassimilação para obter a simetria fisiológica... e que a partir do século XIX da era moderna “foi se firmando o conceito de ginástica como atividade física que, artificial...” Uma outra observação antes de prosseguir com minhas observações, é que você costuma trocar a palavra “fisiologia” por “filosofia”. Na seqüência, você aborda a relação entre Medicina e Educação Física de maneira opositiva. Veja bem, um resumista deve tomar cuidado para não colocar concepções pessoais no texto do resumo. O autor, em momento algum, opõe qualquer uma das áreas apresentadas, à educação física. Ele apenas traça uma relação histórica, o que é diferente. Portanto, não coloque essa parte na forma de “Medicina x (versus) Educação Física”. Mais ainda, essa parte está composta com uma série de breves idéias fragmentadas, muito por causa de equívocos gramaticais, mas também, por você ainda não ter apresentado um pode de síntese na leitura do texto, algo que se alcança com a prática persistente e disciplinada. Pois bem, “Educação é também cultura?” Repare que você esquece da “Física” da “Educação Física”, assunto claramente abordado pelo autor. De outro modo, você mantém, ao escrever, a idéia de que esse assunto é seu. Perceba que você arranca do texto um fragmento sobre essa parte, sem, no entanto, descrever como o autor aborda. Ou seja, bastava dizer para essa parte que o autor encontra um vínculo entre Educação Física e Cultura por meio das práticas corporais próprias das culturas dos povos, tais como o esporte, a dança, as lutas etc. Assim ficaria clara a idéia, pois, por exemplo, o que significa “os mais belos ritmos arquitetônicos e esculturais, ou os mais belos jogos de cores e de luz”. Ora, sei que essa idéia é encontrada no texto de Oliveira, contudo, lá ela faz sentido, mas aqui em seu resumo fica sem contexto. Pense firmemente que o texto de Oliveiro é um objeto a sua frente, do qual você tenta descrever de modo essencial. Na parte seguinte você insere uma reflexão, não uma descrição, que não sei se é sua ou do autor. Se for sua ele deve ser retirada com certeza, pois em um resumo não cabe opiniões do resumista, se for do autor, também deve ser retirada nesse caso, porque se trata de uma reflexão pura que só faz sentido no interior do texto do autor. A seguir, quando você retoma uma pergunta que o autor lança no texto: “Mestre, hoje é física ou bola?”. Novamente, você lança como se fosse algo seu, lembre-se apresente descrevendo, diga que o autor para abordar essa temática, retoma uma comum pergunta feita aos professores de educação física etc, etc, etc. Ainda sobre essa parte, você tenta expressar algumas especificidades que o autor lança, mas por ser um resumo, acaba deixando incompleta. De outro modo, são considerações conceituais pertinentes à leitura do texto e não de um resumo. O mesmo vale para a relação entre educação física e ciência e também indico que você não expressou que o texto aborda a relação entre educação física e política. Por fim, releia atentamente seu resumo para corrigi-lo no concerne à gramática e às idéias incompletas.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.