terça-feira, 11 de março de 2008

Por que estudar Historia da Educação Fisica/Esportes

Por que estudar Historia da Educação Fisica ? Uma pergunta ocorrida nos bastidores de faculdades entre professores e alunos. Por isso os professores devem mostrar desta, a importância no curso graduado de Educação Física. A discussão da importância pautada a Historia da Educação Física deriva de pessoas sem afinidade com a matéria e sem conhecimento da importante função na formação de alunos de educação física, podemos aventar a questão de uns que esperam que o curso de educação física tenha como estudo assunto referido á Biomedicina e matérias relacionadas a Ciências Naturais.É entendido que certos projetos realizados para discutir a história da educação física não têm acepção de expressar a verdadeira idéia, poucos os que aplicam de forma fundamental. O que desestimula a busca a iniciativa ao ensino da disciplina e é tida como uma matéria de pouco caso para a estrutura curricular.Foi notável que o ensino da História aderiu à tese de apresentação dos chamados “Conteúdos Clássicos” A partir de falha de compreensão dos escritores da História.É um curso onde os alunos estão voltados á interesse as matérias biomédicas e tem pouca simpatia com História, um fato comum não só Brasil mais também no EUA, e as pesquisas tem sido de pouco valor, não conseguiu conquistar de forma plena o publico alvo e tem se mantido por forças costumeiras. A História da Educação Física antes dos primeiros cursos em proposta já tinha visão de uma disciplina especifica á aspectos da História. Foi dedicada uma cadeira ao estudo da História, era dividida em cadeiras teórica e pratica, a teoria incluía a História que atendia a exigências dispensadas a cadeira pratica e parte da teoria era ocupada por médicos. Com isso os prestígios, e credito à teórica.Existe a preocupação; em acadêmicos se interessarem a outras matérias, cadeiras ligadas à Pedagogia (aplicação pratica melhor), filosofia e na Biomecânica (pratica efetiva), e a História, sendo questionada!Se a História passar a visão apenas de analise de percepção a um objeto de informação curiosa ou algo que justifica o presente e se preparar o profissional a nível superior é dar fórmulas fechadas entre outros, a mesma passará a ser tratada a mínima importância. Há fatores que devem ser abolidos, questionamentos repetitivos sobre a História no curso, ex: porque tenho que decorar datas e nomes, e etc. Não é dizer que a pratica não é importante, mais a graduação deve dar condições para a teoria aprofundada assim o aluno recria sua atuação através da realidade de compreensão.A História aproveita um espaço que possibilite compreender o hoje de forma inicial e central.Sucede novamente; por que estudar historia da Educação Física/Esporte? Pode ser compreendido se adquirirmos o conhecimento Historiográfico e teoria da História. Podemos ter a possibilidade de fazermos a historia da forma que desejamos e imaginamos. Nós somos e fazemos a História, todos têm um passado que influencia o presente e o estudo dela ajuda entender as condições que nos cercam ou possíveis imposições do passado no presente.Não pense que o presente é a soma do passado. A História tem um caminho para contribuir a compreensão da sociedade relacionada passado e presente,Há utilidade em destaque como a contribuição para efetivo que vem tentando dar interdisciplinaridade. A História tem dialogado entres outras áreas de conhecimento.O passado tem que ter realce para manter tradições; o patrimônio dos nossos antepassados que provoca impacto na sociedade. Haveria diferenças significativas entre a Educação Física e o esporte para serem trabalhadas na historia individual ou unida? Em alguns paises há opiniões diferentes: na Grã Bretanha os historiadores tem criticado a carência de um rigor maior no que pode ou não ser considerado esporte.Podemos pensar a estudo histórico da educação brasileira em 3 fases; Caráter embrionários dos estudos, inicio por preocupação e desenvolvimento com estudos e busca do redimensionamento das características dos estudos histórico. Mais o principal é entender e justificar algumas sugestões.Antigamente a História era guiada e escrita por Praticantes e Jornalistas. A História de esporte estudava tudo sobre esportes, hoje como objeto importante para entender a sociedade; diferente da Historia da Educação Física que estuda o esporte a fundo. Mesmo entre as diferenças é preciso ter um conjunto de informações especificas a atuação e a uma definição de espaço que anule a compreensão amontoada de datas e fatos.

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Tarcisio,
Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Falando de seu texto propriamente, antes de qualquer coisa, coloque o título no seguinte formato:
Resumo: MELO, Victor Andrade de. Por que devemos estudar História da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação? In: Motriz. Vol. 3, n. 1, junho, 1997.
O primeiro comentário a ser feito é que você não inicia o resumo corretamente, pois não apresenta que seu resumo é referente a um texto que você leu. Um texto, aliás, que tem autoria, logo, deve ser referenciado. Diverso, você inicia como se você próprio tivesse desenvolvido o tema, já que você não alerta de onde retirou tais prerrogativas. Portanto, inicie seu resumo da seguinte forma: “O texto aborda a problemática existente no interior dos cursos de graduação em Educação Física, referente à presença da disciplina História da Educação Física etc, etc, etc”. Em segundo plano, seu resumo está muito extenso, justamente porque você repete em seu discorrer muitas idéias, sem, contudo, deixá-las clara. Por exemplo, a questão dos estudantes de Educação Física costumeiramente se identificarem às disciplinas das Ciências Naturais, você repete duas vezes no início do texto. Sendo assim, sugiro que você retire do seu resumo a parte que vai do: “Foi notável que o ensino...” até “A Histórica tem um caminho...” Ou seja, toda essa parte está confusa e desnecessária. Sendo assim, o começo e o final de seu resumo contêm as pertinências de um resumo. Mas, mesmo assim, sugiro que você, após suprimir a parte que sugeri, releia atentamente seu resumo porque ele contém algumas discordâncias e raciocínios imcompletos.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.